A expressão através de moldes

A arte dos moldes vazados, conhecidos como stencil...
A expressão através de moldes

O stencil é uma técnica com adaptação e possibilidades estéticas ilimitadas. Afinal, desde a pintura rupestre passando pela moda e o graffiti contemporâneo. Além da expressão estética única, o stencil oferece benefícios práticos, inclui precisão, duplicação ilimitada, padrão e velocidade. 

Ou seja, desde a antiguidade o homem se comunica e se expressa através do uso de moldes.

stencil art, savoá

Portanto, avançando no tempo, os moldes vazados serviram de matrizes para grandes tiragens na comunicação, estampa de tecidos, até chegarem nas ruas com o graffiti, e invadirem as galerias de arte.

Em outras palavras, o stencil é uma técnica de pintura usada, para aplicar um desenho sobre qualquer superfície, com o uso de spray ou não. Pode ser confeccionado em papel, plástico, metal ou acetato, que tem grande durabilidade, e perfeito para dar forma ao desenho.

stencil

O início dos moldes…

Segundo alguns autores, o stencil teve origem nos países orientais. Na China e Japão, nos anos 500 a.c., reproduziam elementos naturais, como folhas, flores e animais, como máscaras nas partes que não queriam cobrir com tinta.

Também durante a Segunda Guerra, foi muito usado nas intervenções urbanas, propagandas de guerra e, como impressão nos uniformes.

stencil art

Entretanto, sua chegada ao mundo das artes, surgiu como manifestação artística urbana, com origem na década de 1970, em Paris. Desse modo, ganhou destaque em Nova Iorque, onde os jovens marcavam nas paredes da cidade, as críticas à sociedade e imprimiam as formas de opressão a que eram submetidos.

camiseta com stencil

Assim aos poucos, as técnicas e desenhos do graffiti ganharam estilo único, sempre refletindo a realidade das ruas.

No fim dos anos de 1970, em São Paulo, surgiu no Brasil, ganhando traços novos, que trouxeram reconhecimento e tornaram o estilo brasileiro um dos melhores do mundo.

Inegavelmente, pioneiro na arte do graffiti no Brasil, Alex Vallauri, usou o stencil em outros suportes além dos muros urbanos, estampou camisetas, bottons e adesivos.

Hoje o Stencil Art se tornou um novo movimento artístico urbano. Feito na rua e para a rua, com desenhos cada vez mais elaborados, cortes eletrônicos, com muita criatividade do artista. São várias camadas e cores, e pintura realista de alta qualidade.

Do mesmo modo, ganhou as galerias e respeito a essa arte tão cheia de possibilidades e alternativas.

Uma arte versátil e democrática

O stencil é extremamente versátil! Ocupa ruas, muros, roupas customizadas, decoração… chegando às galerias mais respeitadas. 

É uma arte que vai desde formas estilizadas até as mais realistas. Com uma ou várias camadas de cores.

Você consegue imaginar as várias aplicações que essa arte pode ter?

Decoração 

Inegavelmente aqui, a imaginação não tem limites… Pode ser aplicado em móveis, paredes, eletrodomésticos como geladeira, almofadas… Tudo para dar muita personalidade a um espaço, ou mesmo para vender.

Graffiti

Sobretudo, o caso entre eles é antigo… e andam lado a lado! Além de serem, uma forma de expressão artística e política, dão vida às cidades. Grandes artistas de rua, usaram e usam o stencil, na reprodução de sua identidade nos muros. É uma forma rápida, e marcante, de comunicar ideias. 

stencil art na savoá

Moda

Seja em roupas, calçados, bolsas… com frases ou desenhos, dão exclusividade às peças. Grandes marcas convidam artistas, para valorizar suas coleções. Que tal experimentar?

Telas

Dessa maneira, pode ser o centro da obra, como também ajudar a criar texturas, detalhes ou fundos, que vão valorizar sua criação.

Adesivos personalizados

Por outro lado, o suporte para o stencil depende da sua criatividade! Se for feito em um papel colante, pode virar um stick decorativo ou até um cartão de visitas.

Criação de personagens

A princípio, com algumas linhas básicas, desenhos criados por você ou não, podem começar a habitar diferentes lugares.  

Além disso, se bem conservados, os estênceis rendem inúmeras aplicações. 

No nosso curso Stencil Art  você vai ver todas as etapas, passo a passo, para aprender do básico ao avançado. E, como aplicar o stencil em papel, tecido, tela e parede!

Comece agora a fazer parte de um novo universo de conhecimento

Cadastre-se Agora