Realidade em Preto e Branco

Arte da pintura PB, encante-se!

As pinturas em branco e preto, ou monocromáticas, têm uma longa história na arte, e oferecem uma abordagem única para expressar emoções e ideias.

Certamente sua simplicidade expressiva, sua ausência de cores, pode concentrar a atenção do espectador nos elementos fundamentais da composição, como a forma, a luz e a sombra. Criando uma atmosfera mais intensa e interna.

Assim sendo, o contraste entre o branco e o preto, pode ser usado para criar um impacto visual único. Além de transmitir uma ampla gama de emoções, desde a serenidade até a tensão.

Mesmo em uma paleta monocromática, é possível explorar uma variedade de texturas e técnicas de pintura para adicionar profundidade e interesse visual à obra.

Kano Motonobu – As Quatro Realizações.

Um dos mais antigos exemplos dessa arte, teve origem na China, e foi levada pelos monges budistas, para o Japão. Assim chamada de Sumiê, uma técnica de pintura em preto e branco, datada dos anos 960, que encanta até hoje por sua delicadeza e força de expressão.

Sem dúvida, a arte, em todas as suas formas, é uma poderosa ferramenta para expressar e explorar uma ampla gama de emoções e sentimentos pessoais, desde a alegria até a tristeza, amor e melancolia.

A capacidade da arte de evocar emoções universais, cria uma conexão poderosa entre o artista e o espectador. Permitindo que ambos compartilhem experiências emocionais comuns.

Jackson Pollock, Autumn Rhythm (Number 30), 1950. MOMA.

Antes de mais nada, a técnica da pintura a óleo viabiliza criar obras com uma profundidade e luminosidade difíceis de alcançar com outras mídias, adicionando uma dimensão emocional às pinturas em branco e preto.

Com toda a certeza uma maneira única de contar histórias e transmitir emoções através de imagens e formas visuais, permitindo que os sentimentos sejam materializados de forma tangível.

Assim sendo, ao trabalhar em uma obra de arte, o artista explora e experimenta uma ampla gama de emoções. Por fim deixa que os sentimentos fluam livremente através do processo criativo.

E essa explosão de emoções aliada ao retrato realista, é que o artista plástico Leandro Bitencourt, conhecido como Le_asap, ensina o passo a passo de cada pincelada, no curso online Materializando Sentimentos com arte.

Suas inspirações, exercícios de criatividade e expressão, todo processo da construção e técnica de um retrato realista em preto e branco, explorando o movimento de luz e sombra. Além da técnica de montagem e preparo da tela, uso de tinta acrílica, tinta óleo e acabamento.

A arte autêntica vem do coração e da alma do artista. Permite que ele compartilhe suas experiências e perspectivas pessoais de uma maneira única e significativa, em preto e branco!

Comece agora a fazer parte de um novo universo de conhecimento

Cadastre-se Agora