Tecendo narrativas em telas

Um Tecido de Criatividade!

Com toda a certeza a arte têxtil tem raízes profundas na história da humanidade.

Datada de culturas antigas, que transformaram fibras em belas peças de tecelagem e bordado. No entanto, a arte têxtil contemporânea transcende as tradições, mesclando técnicas antigas com uma abordagem inovadora.

No século XX, artistas começaram a desafiar as fronteiras dessa arte, explorando novas técnicas e materiais.

Pois surgiram formas inovadoras, como a arte têxtil abstrata, e a incorporação de elementos tridimensionais. Artistas passaram a não usar apenas linhas e tecidos, mas também materiais não convencionais, ampliando os horizontes criativos.

Influenciados por ideias pós-modernistas, o trabalho com têxteis e fibras tornou-se cada vez mais conceitual. 

Já há algum tempo tem feito uso de novas formas e linguagens, conquistando e envolvendo muitos artistas ao longo do seu caminho. 

Dessa maneira práticas renascidas, como a arte do bordado, tecelagem, macramê, crochê e muitas outras, colocaram um novo olhar neste trabalho que expos questões sociais, políticas de gênero, domesticidade, feito à mão, e identidade.

Ou, simplesmente, empregam tecidos e fios como um material de pintura e escultura.

A arte têxtil contemporânea incorpora outras formas de expressão artística, como a pintura. Assim ao usar elementos têxteis em telas tradicionais, artistas criam uma fusão única de texturas e cores.

A trama e a urdidura dos tecidos se entrelaçam como pinceladas de tinta, formando uma narrativa visual rica e complexa.

Hoje, peças contemporâneas exploram uma variedade de práticas e técnicas têxteis e de fibras, que oferecem uma infinidade de possibilidades. 

Com toda a certeza a escolha de trabalhar com tela oferece uma plataforma versátil para suas explorações.

Tecidos e fibras podem ser costurados, colados ou entrelaçados diretamente na tela, adicionando dimensão e profundidade à obra de arte.

Enfim a tela torna-se um palco onde a tradição encontra a contemporaneidade, criando uma experiência visual única para o observador.

Em última análise, uma tela transcende a simples manipulação de tecidos. É uma expressão da complexidade humana, uma combinação de tradição e inovação.

Em outras palavras, ao tecer histórias, texturas e núcleos em telas, exploram a riqueza da experiência humana, criando obras de arte que ressoam tanto visual quanto emocionalmente.

A tela, torna-se um testemunho da riqueza e diversidade da arte contemporânea, convidando os observadores a explorar os fios intrincados que conectam o passado, o presente e o futuro de uma forma artística dinâmica e fascinante.

O maior objetivo do curso online Arte Têxtil Contemporânea com a professora Jéssica de Oliveira é quebrar barreiras, e usar a liberdade, aliada a técnicas.

Em outras palavras com o mundo em constante transformação, a contemporaneidade permite, uma forma livre de se expressar e experimentar.

Transformar algo simples, além de sua função habitual. A arte contemporânea, se permite experimentar o novo!

E, esse é o conceito que este curso traz. 

O maior objetivo do curso é quebrar barreiras, e usar as técnicas no desenvolvimento da arte, saindo do convencional através de processos.

Saiba mais:

  • Processo criativo             
  • Abstracionismo e suas formas
  • Composição Simétrica e assimetria
  • Cor no processo criativo
  • Efeito 3D e Degradê       
  • Volume e movimento
  • Profundidade e acabamento
  • Processo criativo
  • Composição com tecido
  • Entrando no mercado de arte

Comece agora a fazer parte de um novo universo de conhecimento

Cadastre-se Agora