Uma das fibras mais antigas

O encanto da seda...

A seda é um dos tecidos mais desejados do mundo. Com sua textura suave e brilho delicado, é conhecida por sua elegância atemporal e qualidade excepcional. 

Assim, desde os tempos antigos, tem sido valorizada por sua beleza e raridade, considerada um símbolo.

A princípio sua produção remete à China antiga, onde foi desenvolvida a técnica de criação de fios a partir dos casulos do bicho-da-seda. Essa técnica meticulosa e artesanal envolve a colheita dos casulos, o processo de fiar os fios e, o tecimento. Antes de tudo, cada etapa requer habilidade e paciência, para um tecido de alta qualidade e durabilidade.

Entretanto, uma de suas características mais notáveis é a capacidade de regular a temperatura corporal. Ela é naturalmente respirável, mantendo o corpo fresco no calor e quente no frio. 

Um hectare de amoreira, produz 11 toneladas de folhas, 200 quilos de casulos, mas apenas 38 quilos de seda pura. O casulo é feito de uma única linha contínua de seda pura, com cerca de um quilômetro de comprimento.

Dessa forma são necessários cerca de 2 a 3 mil casulos, para se fazer 450 gramas de seda!

Embora a seda seja um tecido luxuoso, vale ressaltar que hoje, existem opções de seda sustentável e ética disponíveis no mercado. Essas opções envolvem práticas de cultivo e produção que respeitam o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores, tornando a escolha da seda ainda mais consciente.

A lenda

Enfim, a seda é uma das fibras mais antigas conhecidas pelos homens, teve sua origem na China, que ainda hoje é o maior produtor desse tecido no mundo todo. 

De acordo com a lenda chinesa, a Imperatriz Hsi Ling Shi, esposa do imperador Huang Ti, foi a primeira pessoa a descobrir, de forma acidental, a fibra que conhecemos como seda.  

Um dia, quando a imperatriz tomava chá à sombra de uma amoreira, um casulo caiu em sua xícara e começou a se desfazer…. A imperatriz ficou deslumbrada com os fios brilhantes do bicho da seda da amoreira. 

A partir de então, começou a história da sericicultura, que é o cultivo das amoreiras para abrigarem lagartas, que se transformam em casulos e depois nos presenteiam com a fibra maravilhosa da qual os casulos são feitos. 

Assim, a China deteve o monopólio global da sericicultura por quase 3 mil anos.

Como tratar esta fibra

Em primeiro lugar, a forma mais indicada de lavagem é a feita à mão, por manter sua qualidade original por mais tempo, inclusive o brilho. 

A princípio, dê preferência a água morna, em torno de 30º. Use detergente ou sabão neutro. Evite a imersão da seda na água por muito tempo. Não use amaciantes, especialmente nas sedas mais finas. Ele pode “abrir” a trama e facilitar o seu esgarçamento. 

Sobretudo, não torça o tecido após a lavagem. Ao invés disso, use uma toalha limpa para tirar o excesso de água. Passe a seda ainda úmida com ferro quente, sem uso de vapor. 

Para lavagens a máquina, use sempre o ciclo mais suave e de centrifugação mais curta. Algumas máquinas tem a opção de lavagem de seda como item de fábrica. 

Uma boa ideia para evitar que a seda se danifique durante o processo, é colocar as peças dentro de uma fronha de travesseiro ou, saco específico para isso. Use sabão ou detergente neutro. 

Assim também, não deixe suas peças de seda expostas ao sol, pois a exposição solar direta pode danificar suas fibras, bem como desbotar as cores do seu tecido.

As sedas podem ser puras ou mistas com tecidos sintéticos. As mais usadas para pintura são as puras, por serem mais leves e com ótimo caimento, especialmente se usadas na confecção de vestidos, lenços, echarpes e roupas.

Cuidados especiais

Enfim, todos os tecidos devem ser lavados antes de sua utilização em qualquer trabalho, para evitar que encolham ou soltem tinta depois do trabalho pronto. Após lavados, passados e dobrados, podem ser armazenados em locais arejados, longe da umidade.

Não use a mesma tesoura para cortar papéis, tecidos ou outros materiais. Uma tesoura para tecido, ao ser usada para cortar papel, pode perder o fio e o desfiar. O corte do tecido tem que ser preciso!

Acima de tudo, lembre-se que os fios sintéticos, absorvem o tingimento de forma diferente dos fios 100% naturais. Por isso, é bom fazer uma experiência com retalhos, antes de tingir ou pintar, para sentir como serão os resultados.

Produção de estampas e efeitos únicos

No curso Pintura em Seda aprenda tudo sobre esta fibra milenar com a artista plástica Mônica de Godoi, e ainda 6 técnicas de pintura, que vão valorizar ainda mais este tecido tão nobre!

Certamente, as técnicas imprimem personalidade a qualquer peça de roupa ou decoração, dando um ar ainda mais sofisticado a cada uma, com efeitos e desenhos únicos impossíveis de serem repetidos.

Aproveite a criatividade para transformar, criar e produzir o que desejar.

A magia das cores, das tintas e dos pincéis, a leveza e o brilho inconfundível da seda. Tudo remete ao milenar fascínio desse nobre tecido e às infinitas possibilidades que ele nos oferece. 

E mais:

  • Tipos e propriedades das sedas e suas aplicações
  • Investimento e alternativas 
  • A magia das cores, das tintas e pincéis
  • Preparo do espessante
  • Preparo do tecido
  • Uso do spray
  • Xadrez, listras e efeitos geométricos
  • Escolha de padrões
  • Tipos de stencils
  • Composição de cores
  • Aproveitamento das tintas
  • Aproveitamento dos efeitos
  • Movimentos do tecido
  • Acabamentos

Comece agora a fazer parte de um novo universo de conhecimento

Cadastre-se Agora